Os Filtros personalizados permitem que você encontre dados específicos em meio a vários lançamentos. É possível criar filtros personalizados nas seguintes telas: Pessoas, Produtos, Financeiro, Compras, Contatos e Produção.
Entendendo o Filtro personalizado
Pense nos filtros como uma espécie de peneira que você usa para separar elementos de uma lista. Ao criar um filtro, você escolhe três coisas principais:
Entidade: É o tipo de informação que você quer filtrar. Por exemplo, no financeiro é possível filtrar pelas entidades de transação financeira e titular, ou seja, dados dos lançamentos financeiros e das pessoas.
Atributo: É a característica específica da entidade que você quer usar para filtrar. Por exemplo, no financeiro você pode filtrar por uma determinada categoria financeira que é um atributo da entendidade transação financeira.
Operação: É a ação que você quer realizar com o atributo. As ações mais comuns são:
•Igual a: Encontra todos os registros onde o atributo é exatamente igual a um valor específico (ex: Categoria = Receitas: Vendas).
•Diferente de: Encontra todos os registros onde o atributo é diferente de um valor específico (ex: Categoria <> Receitas: Vendas).
•É preenchido: Encontra todos os registros onde o atributo possui algum valor (ex: Titular é preenchido).
•É vazio: Encontra todos os registros onde o atributo está vazio (ex: Titular é vazio).
•Maior que: Encontra todos os registros onde o valor do atributo é maior que um valor específico (ex: Data > hoje).
•Menor que: Encontra todos os registros onde o valor do atributo é menor que um valor específico (ex: Data < hoje).

Criando Filtro em Pessoas
Para criar um Filtro em Pessoas clique em Compras > Pessoas > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Criando Filtro em Produtos
Para criar um Filtro em Produtos clique em Compras > Produtos > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Criando Filtro no Financeiro
Para criar um Filtro no Financeiro clique em Financeiro > Lançamentos > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Criando Filtro nos Contatos
Para criar um Filtro nos Contatos clique em Compras > Contatos > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Criando Filtro nas Compras
Para criar um Filtro nas Compras clique em Compras > Compras > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Criando Filtro nas Produções
Para criar um Filtro nas Produções clique em Fábrica > Produções > Filtros, e pronto, agora é só preencher os dados que deseja filtrar.

Desfazendo um Filtro Personalizado
Para desfazer um filtro personalizado clique no ícone de lixeiro e após isso em Aplicar, dessa forma o filtro será desfeito.

Usando mais de um filtro ao mesmo tempo
Você pode usar as opções E e OU para ter mais do que um filtro nas suas buscas.
•E: Significa que todos os critérios especificados devem ser atendidos para que um registro seja incluído nos resultados. Por exemplo, você pode filtrar todos os clientes E que são do Rio de Janeiro.
•OU: Significa que pelo menos um dos critérios especificados deve ser atendido para que um registro seja incluído nos resultados. Por exemplo, se você filtrar os produtos do tipo acabado OU com preço menor que R$100,00, serão exibidos todos os produtos que se encaixam em pelo menos um desses filtros.

Perguntas e Respostas
1 – É possível filtrar campos que são personalizados?
R: Sim, é possível.
2 – Consigo salvar um filtro que fiz para consultar posteriormente?
R: Sim, consegue.